domingo, 29 de março de 2009


DEPRESSÃO
A depressão é uma doença como outra qualquer que exige tratamento e esta palavra é usada para descrever nossos sentimentos, é uma doença afetiva. A depressão pode ser considerada a "doença da alma", "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. A depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.
A depressão de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa,afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também a parte física. Tudo parece ser difícil, problemático e cansativo para o deprimido. Não tem ânimo para os prazeres e para quase nada na vida. os sentimentos depressivos vem do interior da pessoa e não de fora dela e é por isso que as coisas do mundo, as quais são agradáveis para quem não está deprimido, parecem aborrecedoras e sem sentido para o deprimido.
A pessoa deprimida sabe e tem consciência das coisas boas de sua vida, sabe que tudo poderia ser bem pior, pode até saber que os motivos para seu estado sentimental não são tão importantes assim, entretanto, apesar de saber isso tudo e de não desejar estar desta forma, continua muito deprimido. Estes sentimentos fogem do seu controle.
O paciente deprimido terá dias melhores ou piores como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam as tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente.
Muitas pessoas estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. os amigos que agem desta forma fazem mais mal do que bem. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
O quadro da depressão varia de acordo com a personalidade da pessoa deprimida. Há pessoas que ficam caladas diante de suas preocupações, outras choram, outras contam suas dificuldades para todo mundo, outras sentem dor de estômago, alguns tem aumento da pressão arterial, enfim, cada um reagirá diferentemente diante de suas emoções.
Na depressão típica falta energia para tolerar conviver com nosso próximo, falta tolerância para aceitar o jeito de ser dos outros, falta ânimo para resolver problemas da vida, falta otimismo para acreditar que as coisas estão bem.
Trata-se de um quadro emocional de indisposição, insegurança, angústia, tristeza, apatia, desânimo, etc... muitas vezes, sem motivo aparente.
E eu como muitos já fui vítima do começo de depressão e sei como é ruim passar por esta doença que graças a Deus tem cura e por isso hj resolvi fala um pouco deste tema.

6 comentários:

  1. ti sai de depressão!
    vamo curtir a vida!
    auehauheuaheuhauhuaheuahuehauehuae
    dica: só não vai escutar pagode pra se animar... a vontade de se maar vai bater forte!
    auehauheuahuehauehuaheuhauehuae

    --
    www.moolegal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. olá achei seu blog no orkut!

    depressão é dificil mas olha procura se comprometer contigo mesma e tentar mudar a vida.

    pode desabafar comigo ok! ja passei por isso! sou sua nova seguidora se puder segu-me tbm

    ResponderExcluir
  3. ai amiga q texto...melhor nem comentar
    eu te amoooooooo

    ResponderExcluir
  4. Ichi, esse blog tá bombando hein?
    só quero dizer q desejo tudo de bom pra vc
    e q nada no mundo te deixe triste...
    bjusss
    adoro d+
    SPJ

    ResponderExcluir
  5. eh eu ja passei por um problema desses na familia....
    mas como vc disse tem cura...
    bom o blog
    bjo

    ResponderExcluir
  6. naum desejo essa doença pra ninguém!!!
    além de muito ruim pra pessoa que está doente,
    toda a família sofre muito... mas muito mesmo.
    Mas não se pode em nenhum momento perder as esperanças, pq Deus sabe da sua dor, e ele sabe o momento certo pra agir!!!

    adoro vc TIZA!!!!!!
    bjooooooo

    ResponderExcluir